domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula






OPA!!!!!

Quanto é  0 - 2?

Pode existir números menores que zero?
Como tirar alguma coisa de nada?



Tema: Números Inteiros e as 4 operações fundamentais

Conteúdo: As operações com os números inteiros

Habilidade(s): H11 - Efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos. H03 - Resolver problemas que envolvam as quatro operações básica entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão). H13 - Aplicar uma ordem de operações ao resolver problemas (parênteses, multiplicação, divisão, adição e subtração).

Competência(s): Grupo II - Competências para realizar e Grupo III - Competências para compreender

Público/Alvo: 6ª série/ 7º ano.

Objetivos: Reflexão, análise e fixação de critérios que possibilitem a resolução de problemas envolvendo o conjunto dos números inteiros de forma significativa, bem como observar todas as possibilidades.

Tempo Previsto: 6 aulas.

Estratégias: Iniciar a aula com questões relativas a existências de números negativos, questionando os alunos a pensarem como e quando houve a necessidade da criação desses números. Utilizar a história da matemática para contextualizar o ensino. Selecionar algumas situações-problema do cotidiano  e entregar para os alunos (divididos em grupos). Em seguida, pedir para que façam a leitura e interpretação da situação-problema e encontre uma solução. Em seguida, socializar as possíveis resoluções bem como seus esquemas. Neste momento, o professor faz as devidas intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um painel na lousa,valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de ideias, busca de soluções  etc, ajudando os alunos a aceitar as diversas soluções dos colegas e compreender a lógica de outras soluções.

Recursos: lápis, papel, borracha, xerox de um extrato bancário e de uma tabela de jogo de futebol (ex. da copa das confederações), livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno.

Avaliação: Observar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Propor atividades diagnósticas para avaliar a aprendizagem dos alunos. Avaliação final individual.

Recuperação Contínua: Propor outras situações-problema do cotidiano do aluno com as devidas orientações e intervenções do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas